SUCESSAO E EMPRESAS FAMILIARES

15/03/2019 - 13:23 - Fonte: Sucessão

SUCESSAO E EMPRESAS FAMILIARES

A cada dia nos deparamos com novas empresas sendo criadas no cenário econômico local e global, e sempre que elas apresentam resultado positivo e perduram, acabam sendo passadas de pai para filho. É neste momento que a maioria das empresas deixa de prosperar.

As pesquisas apontam que entre os seis principais motivos que levam uma empresa familiar a fechar as portas, a sucessão e o principal deles. Isso ocorre porque muitas vezes o dono da companhia, querendo manter o controle dos negócios dentro da família, impõe o gerenciamento da empresa ao filho, que nem sempre tem vocação e preparo para gerir os negócios, e o faz somente por obediência. Outro motivo é o não preparo de um possível sucessor em vida, gerando brigas e dificuldades jurídicas no caso do falecimento de seu gestor.

A sucessão deve ser uma prioridade entre as empresas familiares, e o patriarca, ou dono da companhia, precisa preparar pessoalmente o planejamento de sucessão, caso contrário, ele pode não estar vivo para ver um filho assumindo o seu posto, o que deverá gerar conflitos e desgastes familiares, que provavelmente levarão a empresa a ruina. Neste cenário, a governança corporativa tem se mostrado um bom aliado na sucessão, pois é de fundamental importância ter regras para a participação de familiares, e pré-requisitos para poder ocupar cargos, como por exemplo, um programa de treinamento para filhos de sócios com regras para as áreas de atuação, e necessidades de formação acadêmica mínima para cada área a ser ocupada na empresa. Esse tipo de atitude faz com que o herdeiro se prepare para assumir uma posição dentro da organização, e esteja mais bem preparado para os desafios do futuro, ao invés de simplesmente assumir um cargo que caiu em seu colo.

A empresa funciona como um organismo vivo, portanto existem outros fatores nas organizações que também precisam estar alinhados para que tenha sucesso, como planejamento estratégico, controle de custos, investimento em pessoas, inovação tecnológica, e uma boa gestão financeira e contábil. Para alcançar sucesso nestes aspectos, e necessário que a comunicação na organização seja aberta e honesta, permitindo que se possa coordenar, prevenir e resolver problemas com facilidade, criando um alinhamento favorável ao crescimento e a perpetuidade da organização. As famílias que tem um bom relacionamento dentro e fora da empresa, tendem a ter mais facilidade para alcançar esta sinergia.

Muitas pessoas erroneamente pensam que ser empresário é ter uma vida boa gastando dinheiro e mandando nos colaboradores. Sabemos que isso não é verdade, e o que é feito pra alcançar um bom resultado depende de muito planejamento e de trabalho duro. Devemos nos preparar para o futuro e visualizar nossas empresas atuando daqui a cem anos ou mais, precisamos que elas sejam um sucesso,  e isso só será possível se conseguirmos acabar com o velho proverbio português do pai rico, filho nobre e neto pobre, Faremos isso com muito planejamento, que é a chave para o sucesso que esperamos. Por isso, pais, preparem seus filhos para assumirem seus lugares enquanto ainda há tempo, para que eles possam atender as suas expectativas de sucesso na empresa e fazer com que ela prospere por cada vez mais gerações.

Joaquim Arnaldo Feitosa Junior – Revista Varejo S.A - CNDL