Prefeitura de Alta Floresta cancela ponto facultativo de Carnaval e comércio pode funcionar normalmente

08/02/2021 - 18:11 - Fonte: Assessoria de Imprensa/CDL Alta Floresta - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Alta Floresta seguiu o decreto do Governo de Mato Grosso e cancelou o ponto facultativo de Carnaval, previsto para os dias 15, 16 e até às 14h do dia 17 de fevereiro.

A medida visa reduzir o avanço da covid-19, mas também permite o funcionamento normal do comércio. As repartições públicas municipal e estadual terão expediente normal.

Em anos anteriores o comércio poderia abrir as portas normalmente sem implicações trabalhistas, uma vez que o Carnaval não é feriado. Contudo, esse tipo de decisão contribui também para a continuada do processo de retomada da economia.

A CDL Alta Floresta reconhece que o Carnaval é importante para algumas atividades econômicas, principalmente para o setor de eventos, porém, neste momento, devido a necessidade de evitar aglomerações, é importante manter a normalidade na maior parte do comércio.

ÓRGÃOS FEDERAIS – Nos órgãos públicos federais, a Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020, do Ministério da Economia, define os dias 15 e 16 de fevereiro e até as duas da tarde do dia 17, quarta-feira de Cinzas, como ponto facultativo.

BANCOS – Até o momento, o ponto facultativo dos bancos também está mantido, porém, a CDL através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) está tentando a abertura das unidades bancárias durante os dias 15, 16 e 17.