O que é e como conseguir o Certificado Digital

04/06/2019 - 20:44 - Fonte:

O que é e como conseguir o Certificado Digital

Cada vez mais o uso do Certificado Digital vem aproximando empresários, governo e consumidores. Esta tecnologia tem se tornado indispensável em transações comerciais, contratuais e para cumprimento de obrigações com o governo. Sempre antenada e buscando se atualizar para melhor atender o lojista, a Câmara de Dirigentes Lojista de Alta Floresta (CDL), há aproximadamente 10 anos, disponibiliza esse serviço de emissão do Certificado Digital.

Mais o que é Certificado Digital e como conseguir? Vejamos.

Os certificados digitais são documentos eletrônicos que servem como uma carteira de identidade virtual para identificar e representar uma pessoa ou empresa virtualmente.

As vantagens geralmente resumem-se na eliminação de processos burocráticos ou na possibilidade de resolver tudo pela web, sem ter que sair de casa para se dirigir a um cartório ou órgão público, por exemplo.

Para obter um certificado digital, o primeiro passo é escolher uma autoridade certificadora (AC), que funciona nas normas exigidas pelo ICP-Brasil, que monitora e regulamenta a emissão desses certificados.

Os certificados digitais mais populares são o e-CPF e o e-CNPJ que, como indicam em seus nomes, funcionam tal qual uma versão eletrônica do seu CPF e CNPJ, estando inclusive vinculado a estes documentos e identificando você perante à Receita Federal.

Com o e-CPF, você pode simplificar o processo de serviços que vinculam pelo seu CPF. Já com o e-CNPJ, é possível assinar documentos digitais com validade jurídica, emitir notas fiscais eletrônicas ou realizar transações também vinculada ao seu CNPJ.

Uma vez definido o modelo do certificado digital, que atendera a sua necessidade, basta seguir as orientações da autoridade certificadora para emitir. Ela então, irá orientá-lo quanto a documentação necessária para emissão do mesmo.

Na CDL Alta Floresta os certificados digitais são emitidos pela certificadora Serasa. Além de atendimento personalizado você conta com a agilidade que procura e a segurança que precisa. Para agendar um horário basta ligar 3521-2591 e falar com as Agentes de Registro Sandra Gomes e Maiara Taufmann.

Além do Certificado e-CPF e e-CNPJ, a CDL Alta Floresta também emite o Certificado e-Jurídico (indicado para advogados), o lojista associado que fizer o certificado digital na CDL Alta Floresta usufrui das vantagens de ter uma assinatura digital com preço diferenciado.