ENTREVISTAS
Entrevista com Vilmar Pagnoncelli do Grupo Caleche
30/01/2019 - 16:55 - Fonte:
HISTORIA DE SUCESSO DO GRUPO CALECHE
- Nome: Vilmar Pagnoncelli
- Data Nascimento: 23 de abril de 1959
- Naturalidade: brasileiro
- Nome esposa: Clarice Rodrigues Pagnoncelli
- Filhos:
* Vilmar Pagnoncelli Junior
* Ricardo Pagnoncelli
* Gabriela Pagnoncelli
Como chegou em Alta Floresta?
Chegamos em ALTA FLORESTA em setembro de 1989 a convite de um amigo para abrirmos um negócio de sociedade, foi o primeiro empreendimento na cidade uma loja de confecções com o nome de Loja Centro Norte, ficamos em parceria com este empreendimento até abril de 1991, foi quando em maio deste mesmo ano inauguramos na Rua B, a CALECHE MAGAZINE.
Porque escolheu Alta Floresta para investir?
Naquela década, a economia era muito forte, e através de amigos e pessoas do ramos de vestuário, os comentários eram os mais diversos sobre as riquezas que aqui estava sendo explorada através dos garimpos, e depois de fazer uma análise da viabilidade de começar um negócio, resolvi investir no ramos de confecções, mas, tive a infelicidade de coincidir na inviabilização da extração de ouro nos garimpos, isso ocorreu no início da gestão do então presidente Fernando Collor, e a história que todas já conhecemos sobre as dificuldades em que passamos, mas o que mais me motivou a acreditar em nossa cidade, foi a certeza da grandeza e da riqueza deste região e que Alta Floresta se tornaria um grande pólo regional de desenvolvimento através do agro negócio, turismo, educacional.
Como começou a história do Grupo Caleche?
Após a experiência com a Loja Centro Norte, iniciamos um novo desafio com a Caleche Magazine em maio de 1991, com apenas 72 metro quadrados na Rua B, num prédio conhecido como Barracão da Família Furini, em 1993 ampliamos a loja para 140 metros quadrados, e em 1994 inauguramos a Caleche Calçados, em 1999 mudamos a nossa loja matriz Caleche Magazine para Av. Ludovico da Riva Neto, onde estamos até hoje, com uma loja ampla, com 500 metros quadrados, com um layout moderna, climatizada, e com as principais marcas do mercado. Em 1996, inauguramos a Caleche Magazine no município de Carlinda, em 2013 inauguramos a quarta loja a Floralta Magazine na Av. Ludovico da Riva Neto, e no ano de 1994 inauguramos a Caleche Magazine no município de Paranaíta. E o nosso último empreendimento, em agosto de 2016 inauguramos o maior de todos os nossos investimentos o Caleche Park Hotel, uma nova atividade comercial, um novo desafio.
Neste quase 30 anos de Alta Floresta, me considero um altaflorestense de coração, aqui consegui me estabelecer financeiramente, criei e eduquei meus filhos, que são a minha maior riqueza, meu maior orgulho, com o tempo aprendi amar, lutar, e defender esta cidade que me acolheu com tanto carrinho, agradeço a Deus por tudo que conquistei, e que nunca deixei de acreditar na potencialidade do nosso município e região.
Qual a maior dificuldade do segmento?
Não são poucos, as concorrências informais, os custos tributários, e o descaso público com a cidade, são fatores desanimadores, precisamos de uma gestão publica focada nas necessidades básicas do municípios, uma política que proporcione mais qualidade de vida aos munícipes
Como surgiu a ideia de agregar uma nova atividade comercial, o ramo de hotelaria?
Sempre gostei do ramo de hotelaria, e vi uma oportunidade e uma necessidade de construir um hotel com os padrões do Caleche Park Hotel, para que os nossos hospedes possam se sentir em casa, com conforto e um ótimo atendimento, estou muito feliz com o empreendimento.
O que significa ser um empresário de sucesso em Alta Floresta?
Quando você é feliz, e tem uma família unida, temos a resposta do sucesso, e quando se busca primeiro o reino de Deus tudo é recompensado.
Como analisa o atual momento econômico de Alta Floresta e região?
Nossa região é muito promissora, temos todos os fatores para gerar riquezas e prosperidade, o que não pode continuar acontecendo, é um estado com sua mão pesada (governo), travando o nosso desenvolvimento socioeconômico, com políticas de interesses próprios e das grandes empresas.
Quais são os maiores desafios de Alta Floresta, em sua opinião?
Encontrar bons líderes políticos para as próximas gestões municipais.
Como analisa o momento político do Brasil?
Penso que o povo brasileiro vão dar a resposta nas urnas neste segundo turno dia 28 de outubro de 2018, porque nestes 16 (dezesseis) anos de uma política assistencialista e populista, imposta por um partido que pretendia perpetuar por longos anos no poder, sem nenhuma visão de desenvolvimento educacional, saúde, cultura, lazer, e de infraestrutura.
Qual a importância da CDL para o comercio local?
Todo seguimento da sociedade deve estar em união com sua classe ou seu grupo, penso que a CDL é uma instituição séria que vem de encontro com nossas necessidades da nossa classe lojista, estão de parabéns pelo trabalho.
Que sugestão daria para quem quer investir em nosso município?
É uma região que oferece oportunidade com um bom planejamento e muita garra, é um lugar ideal para se prosperar.
Uma mensagem para os altaflorestense?
Nestes quase 30 anos, e apesar de todas as dificuldades que encontrei no início, sempre acreditei nesta cidade, a minha motivação maior para isso é saber que aqui tem um povo acolhedor, trabalhador e uma energia muito positiva, como poucas cidades tem, fazer desta cidade a melhor cidade para viver, é só uma questão de querer e cada um fazer a sua parte, ser feliz aonde você mora, é uma questão de visão, basta saber para onde você está olhando.
Vilmar Pagnoncelli
CLIQUE AQUI PARA LOGAR
Olá, deixe seu comentário.