36 anos de história e conquistas da CDL Alta Floresta

21/05/2019 - 19:28 - Fonte:

36 anos de história e conquistas da CDL Alta Floresta

A história de conquistas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta começa em 20 de maio de 1983, quando um grupo de empresários visionários fundou e constituiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta, tendo como primeiro presidente Aparecido Elias Ferreira (in memória), à época proprietário da Loja de Móveis Estrela do Norte.

Desde a primeira diretoria até a atual presidente Senhora Elsa Maria Lopes, a CDL Alta Floresta vem contribuindo continuamente na luta contra a informalidade, nas altas cargas tributárias do governo estadual, debatendo e propondo ações na área de segurança pública municipal, participação em conselhos municipais, além de sugerir ações e melhorias no setor de saúde pública do município.

Com visão voltada para o lojista, a CDL Alta Floresta também tem atuado em campanhas de recuperação de credito e fomento de vendas, cursos de qualificação profissional, buscando alternativas para novos segmentos produtivos, participando de debates, como, por exemplo, o zoneamento socioeconômico da nossa região.

Nestes 36 anos de existência estivemos presentes nos momentos bons na economia e participativos nos momentos de crise. Não faltou empenho, mas existem alguns questionamentos sobre o que podemos fazer para que possamos alavancar a nossa economia, a nossa área urbana, como melhorar a qualidade de vida da nossa população e como podemos contribuir com os nossos lojistas, nesta nova perspectiva econômica, para os próximos cinco anos.

Acreditamos que nos próximos cinco anos a nossa economia dará um saldo de crescimento significativo, trazendo muitos benefícios principalmente para o setor produtivo, que desponta no cenário regional e estadual como uma nova fronteira agrícola, com visão de futuro positiva e impulsionado pela chegada da produção de grãos com alta tecnologia apresentada anualmente pelo Sindicato Rural de Alta Floresta, por meio da Tecnoalta.

Estamos certos de que o crescimento da produção de grãos irá fomentar a nossa economia e de toda a nossa região, agregando benefícios e mantendo o setor da pecuária de corte e de leite ativos.

Alta Floresta também se destaca por ser polo educacional que cresce a cada ano, com novas instituições de ensino e cursos em diversas áreas, atraindo estudantes de todas as regiões de Mato Grosso e de outros Estados, contribuindo diretamente com a nossa economia.

A expansão imobiliária com a implantação de novos loteamentos é o reflexo dos ótimos resultados nas vendas de terrenos residenciais. Isso tem fomentado a construção civil e contemplado todos os profissionais liberais desta área.

Desde a sua fundação, o município de Alta Floresta sofreu inúmeras mudanças do ponto de vista urbano. No entanto, ainda necessita de um modelo atualizado da área urbana onde se aproveite melhor os espaços de estacionamentos, jardinagem e assegure a acessibilidade, de modo a atender a população e ser atrativo aos lojistas.

Ainda neste contexto, Alta Floresta conta com boa estrutura no setor de saúde, habitação e saneamento básico, com água potável e rede de coleta de esgoto na maioria das residências. Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida da população que ainda pode usufruir do turismo rural e ecológico e de espaços de lazer, ainda que poucos, para atividades físicas e recreativas.

Presente nos 36 anos de sua existência, a CDL continuará participando do processo de desenvolvimento de Alta Floresta propondo sempre o diálogo e debatendo com as demais entidades da sociedade civil organizada, com os poderes públicos, com os lojistas e com a população e chamando os setores produtivos, que tem o dever de colaborar, para que juntos possamos contribuir para o fortalecimento econômico e social do nosso município, com o objetivo de estruturarmos um planejamento de curto, médio e longo prazo para ações de empreendedorismo que impulsionem a nossa economia atraindo e incentivando novos investidores.

Este será um grande desafio que não passa exclusivamente pela gestão pública ou pela política partidária, mas por cada cidadão, por cada lojista, por cada produtor e empreendedor, afinal de contas, Alta Floresta é de todos nós e só depende de nós para continuar crescendo.