ENTREVISTAS

Entrevista com a Família Buzzi

30/01/2019 - 16:55 - Fonte:

Entrevista com a Família Buzzi

Como chegou em Alta Floresta?

No ano de 1984 saímos de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, para vir para Alta Floresta, mais precisamente para Trivelato (Alto Paraíso), que na época pertencia ao município. Viemos porque parte da família já estava aqui, e começamos a trabalhar com madeireira.

Porque escolheu Alta Floresta para investir?

Em 1991 mudamos para a cidade de Alta Floresta, pois tinha uma estrutura melhor, escola para nossos filhos, e maiores oportunidades. No início trabalhava como açougueiro e a Elisete começou um pequeno ateliê de costura em casa. Em 1993 decidimos formalizar a abertura de uma empresa para confecção de roupas, pela oportunidade e necessidade. Os investimentos vieram em consequência da vontade em expandir o negócio.

Como começou a história da Uniformes 1000 Cores?

Acredito que tenha começado ainda no Paraná. Trabalhava no Banco Bradesco e a Elisete como secretária escolar. Ela sempre observava o volume de uniformes que eram vendidos, e imaginava a oportunidade em fabricar e vender estes uniformes. Com a vinda para o Mato Grosso em 84, isso ficou por um tempo esquecido, mas em 1991, vindo para Alta Floresta, e iniciando o ateliê, percebeu então que poderia aproveitar esta oportunidade. Começou fabricando uniformes para nossos filhos, depois para vizinhos e foi aumentando. Em 1993 com a formalização da empresa conseguimos empréstimo do Fundeic para investir. Mudamos para o centro da cidade, próximo à feira municipal, aumentamos a produção, e trabalhamos muito. Com o apoio de muitos amigos, vizinhos e familiares a empresa foi crescendo.

Qual o maior obstáculo para o desenvolvimento deste segmento?

A maior dificuldade é encontrar pessoas que se comprometem com o negócio e trabalhem com qualidade. Acredito que conseguimos crescer por encontrar pessoas com este perfil.

Qual é o maior desafio de ser um empresário de sucesso em Alta Floresta?

Sempre investir na empresa. Para colher resultados de sucesso é necessário sempre estar empreendendo, arriscando, investindo.

Quais são os maiores desafios de Alta Floresta em sua opinião?

Infelizmente o maior desafio ainda é oportunizar a cidade em ter um bom prefeito, administrador arrojado, com uma boa equipe na administração pública. Alta Floresta tem tudo para crescer, ser uma cidade organizada, bonita, limpa, com uma boa imagem para que a visita ou queira investir aqui. Só falta vontade e capacidade da administração pública. Recursos financeiros para isso tem, não tenho dúvida.

Como analisa o momento político do Brasil?

Péssimo. Com esse governo não haveria outro caminho, pois é evidente tamanha incompetência e falta de capacidade para governar um país. Cabe àqueles que o elegeu a repensar seu voto.

Como você analisa os pontos positivos e negativos dos empreendimentos das Usinas Hidrelétricas em nossa região?

Estes empreendimentos estão gerando importantes divisas financeiras para o município e região. É uma injeção de recursos que permitem uma alavancada na cidade. É necessário porém muito empenho público e privado para manter o equilíbrio no momento pós usinas. Os aspectos negativos do aumento da violência e piora na saúde pública, muitas vezes atribuídos exclusivamente à construção das usinas, acredito não um problema exclusivo de Alta Floresta, ou de cidades que possuem esses empreendimentos, mas trata-se um problema que vem se agravando em todo o país. Acho sim que possa ter contribuído, mas este ou qualquer outro crescimento econômico que se tenha, prejudica esses indicadores se o poder público não agir ativamente.

Como podemos analisar o nosso potencial agrícola para Alta Floresta e Região?

Como uma nova oportunidade para nossa região. A exemplo de outros municípios do nosso estado em que o potencial agrícola foi explorado, o fluxo de recursos aumenta, a renda das pessoas melhora, e consequentemente a cidade evolui.

Qual a importância da CDL para o comércio local?

É de suma importância tanto para o comércio, como para o município, em vista que percebemos a CDL agir em defesa da cidade e de sua população.

Que sugestão você daria para quem quer investir em nosso município?

Que invista especialmente em atividades relacionadas ao que o município tem mais vocação sendo a agropecuária, agricultura ou turismo, ou onde há maior carência de investimentos, a exemplo do lazer, saúde e educação.

Uma mensagem para os altaflorestense?

Todo sucesso é precedido de muito suor e trabalho. Desejo a todos muita saúde para poder trabalhar muito e assim, melhorar sua vida cada vez mais.